Seu projeto de ERP com entrega garantida e dentro do prazo
A Metodologia Ágil ERPServ nasceu da necessidade em estreitarmos a comunicação entre o cliente e o time de projetos. Além de aumentar a segurança de todo processo, garantimos uma entrega assertiva, reduzindo os custos de cada etapa e atendendo as expectativas dos nossos clientes, com qualidade e gerando valor ao projeto.
Criada com base nas melhores práticas já presentes nas metodologias ágeis do mercado corporativo, nosso processo padronizado foi inteiramente adaptado e pensado para as necessidades, especificidades e características do mercado de ERP e todas as exigências e critérios adotados pelos clientes da ERPServ ao longo dos anos.
Entregas contínuas, gerando valor aos clientes.
Mudanças nos requisitos são mais bem absorvidas durante o projeto
Maior comunicação entre cliente, time técnico e gestores.
Ritmo constante de desenvolvimento e transparência nos status para o cliente.
Assertividade aliada à excelência técnica.
Cliente é a figura fundamental na gestão e andamento do projeto.
Planejar antes de executar, essa é a palavra de ordem dentro da Metodologia Ágil ERPServ. O primeiro passo é o Mapeamento de Processos, documento que formaliza o processo atual do cliente e é usado como base para as definições de processos dentro do projeto. Juntando o escopo do projeto contratado, parte-se para a Definição de Processos, um desenho detalhado de como ficará o sistema e a operação do cliente após o projeto entregue.
Como a estrutura em mãos, é realizada a Reunião de Planejamento com o time de negócios e desenvolvimento. Nela formalizamos o objeto do projeto (Product Backlog) e todas as tarefas a serem realizadas, com prazos, prioridades, pontos de atenção, riscos e criticidade. Planejamento aprovado, vamos para a Reunião de Kick Off com o cliente, apresentando todo plano de ação, objetivos do projeto, duração e todos os pontos de atenção identificados.
Chegada a hora de fazer o projeto acontecer. Na Reunião de Início são repassadas as tarefas e atividades ao time envolvido no projeto, com discussão dos prazos necessários e a expectativa de cada etapa. Com os Documentos de Especificação, os consultores começam o desenvolvimento com todos os detalhamentos necessários para cada entrega.
Diariamente o time se reúne em uma rápida reunião de alinhamento e análise de status, evitando quebras na produtividade e na qualidade do que está sendo desenvolvido. O time do cliente participa desse processo, principalmente em tarefas que são de sua responsabilidade.
Cada tarefa é gerenciada através do Controle de Atividades e Pendências, com informações sobre o responsável, seja do cliente ou um consultor ERPServ, trazendo todas as informações da atividade que está sendo executada, data, prazo, criticidade e status.
A Revisão de Tarefas é realizada ao final de cada etapa, com avaliação minuciosa do escopo e sua conformidade com o produto final antes da entrega ao cliente, que é feita de maneira formal através do Termo de Entrega de Tarefa, com validação feita pelo dono do projeto.
Em todo projeto, independente da sua duração e complexidade, posicionamos o cliente sobre o andamento das atividades, pontos importantes, riscos previstos, imprevistos e mudanças de rota no planejamento. Para isso, a Reunião de Status Report deve ser periódica, semanal ou quinzenal, com apresentação do cronograma e detalhes sobre as etapas, o resultado é formalizado no documento Status Report de Projeto.
Qualquer outra interação, técnica ou comercial, ao longo do projeto é registrada em um Relatório de Contato, evitando que informações sejam perdidas e não sejam devidamente comunicadas aos técnicos e gestores envolvidos no projeto.
Cada tarefa (sprint) é entregue individualmente ao cliente, que valida as etapas do projeto e acompanha a evolução do mesmo, validando através do Termo de Entrega de Tarefa e aprovando para que o time avance para a próxima fase. Com o time técnico do cliente, cada rotina também é validada e testada, sendo formalizada através do documento Validação de Rotinas com os envolvidos no projeto.
Encerrado o projeto é feita a Apresentação Final e entrega oficial com o Termo de Entrega do Projeto, com participação de todos os envolvidos da ERPServ e do cliente. Na passagem do ambiente de homologação para produção, o time do cliente participa desse processo, principalmente em tarefas que são de sua responsabilidade, todas previstas em um Documento de Cutover.
Colocado em ambiente de produção, é feita uma Reunião de Passagem de Suporte aos responsáveis pela sustentação do ERP, seja a equipe própria do cliente, seja do suporte da ERPServ ou de outra consultoria contratada. Esse rito garante que o as novas funcionalidades e customizações sejam atendidas plenamente no cotidiano dos usuários. O cliente recebe, durante e ao final do projeto, toda documentação técnica pertinente, com registros de todas as tarefas e etapas.
A segurança é uma preocupação constante da ERPServ em todo processo de desenvolvimento ou sustentação do seu ERP. Qualquer tipo de alteração de escopo ou solicitações de suporte que causem impacto no fluxo atual do cliente é realizado um registro de Gestão de Mudanças (GMUD). O documento é, obrigatoriamente, preenchido antes de qualquer execução e deve ser validado por um consultor técnico competente, com aval do cliente. Isso vale para aplicação de path, compilação de fonte, alteração de versão de fonte, mudança de base de teste para produção etc. As alterações são devidamente documentadas e formalmente repassadas ao cliente.
Todas as validações e aprovações da Metodologia Ágil ERPServ são feitas através de assinaturas digitais via ClickSign, tornando o processo mais ágil, seguro e rastreável.


