Entenda o que são os Indicadores Power BI

O Power BI, sistema de Business Intelligence da Microsoft, é uma ferramenta extremamente eficaz, flexível e intuitiva, perfeita para analisar os resultados, parâmetros e objetivos gerenciais de todas as áreas do seu negócio. Com o Power BI, todas as informações da sua empresa podem ser analisadas de forma rápida e visual, dando insights para o seu planejamento e identificando possíveis problemas e gargalos em tempo real.

 

Porém para aproveitar todo o potencial da ferramenta, é importante conhecer os Indicadores Power BI, que possibilitam uma análise muito mais ágil e integrada de todos os processos do seu negócio. No entanto, é preciso ter um olhar bastante analítico e saber quais indicadores avaliar e em quais momentos.

 

Nesse artigo, você entenderá o que são os indicadores Power BI, quais os seus principais tipos e como cada um deles pode ajudar nas mais diferentes áreas da sua empresa.

O que são os indicadores Power BI?

Os indicadores Power BI são, em resumo, métricas que avaliam, calculam ou monitoram dados e informações da sua empresa, sempre com números concretos e comparáveis. Estabelecer um indicador requer um profundo entendimento do seu negócio, garantindo que os valores apresentados indiquem com precisão e clareza quais medidas devem ser tomadas.

 

Para determinar os melhores indicadores Power BI para a empresa, é preciso considerar os objetivos e metas não só da área analisada, mas também de qualquer outra etapa que seja relevante. Por exemplo: ao estipular um indicador de lucratividade na área de vendas, os dados das áreas de contas a pagar e marketing também devem ser levados em conta.

 

Para facilitar o entendimento da sua função e possibilitar uma análise mais organizada, os indicadores Power BI podem ser divididos em 3 grupos principais: resultados, desempenho e produtividade.

Indicadores de resultados

Como o próprio nome já diz, os indicadores de resultados servem justamente para medir e acompanhar os resultados dos processos da sua empresa, avaliando sua eficiência e evidenciando o que pode melhorar. Para isso, tais indicadores devem estar muito bem alinhados com a demanda e as exigências da área de atuação do seu negócio.

 

Os indicadores de resultados, se formatados da maneira correta, costumam ser muito relevantes para o planejamento estratégico e financeiro da empresa, além de ajudar também as equipes de marketing e vendas a analisarem os impactos de suas campanhas e sua eficiência comercial.

 

Um dos indicadores de resultados mais conhecidos é o de fluxo de caixa, que reuni dados tanto das vendas da empresa quanto das despesas e do planejamento financeiro, e é um ótimo indicativo da eficácia de todos os processos e investimentos do negócio.

 

Outro indicador de resultado muito interessante é o de comunicação, que cruza dados entre as equipes para evidenciar a comunicação, ou a falta dela, e pontuar a sinergia de todos da empresa. Além de diminuir erros, esse indicador ajuda a conectar os departamentos e colaboradores, aumentando a agilidade e precisão do empreendimento como um todo.

Indicadores de desempenho

Se os indicadores de resultado mostram o “depois”, os de desempenho mostram o “durante”, ou seja, possuem o objetivo de mensurar e analisar os processos da sua empresa enquanto eles acontecem, ao invés de analisar o resultado conquistado.

 

As informações reunidas nos indicadores de desempenho podem impactar, direta ou indiretamente, os indicadores de resultados, sendo muito úteis para prever tendências e avaliar se alguma medida está no caminho desejado ou não.

 

Um indicador de desempenho essencial é o de taxa de conversão, que analisa a quantidade de oportunidades de vendas em relação aos negócios que são, de fato, fechados. Esse feedback reflete diretamente na qualidade do serviço e atendimento que sua empresa presta, e pode ser decisivo para definir, ou redefinir, sua estratégia comercial.

 

Mais um indicador de desempenho muito importante é o de eficiência, que tem como objetivo analisar se as metas estabelecidas estão sendo cumpridas da maneira que foram planejadas. Diversos fatores podem ser incluídos nesse indicador, mas seu conceito básico é mensurar o foco do seu time para com os objetivos estipulados e se o prazo almejado será cumprido.

Indicadores de produtividade

Por fim temos os indicadores de produtividade, que são parecidos com os de desempenho, mas com foco nos colaboradores da empresa, servindo para avaliar o desenvolvimento dos seus times e a atuação deles em cada área do negócio.

 

Com os indicadores de produtividade em jogo, é possível ter uma visão mais ampla de tudo que acontece na sua empresa, te ajudando a tomar decisões que melhorem a qualidade do seu trabalho e, ao mesmo tempo, aumente a satisfação da sua equipe.

 

Sendo o indicador de produtividade mais importante, o indicador de turnover mede quantas pessoas entraram e saíram da sua empresa em um determinado período. Esse indicador pode evidenciar um alto nível de rotatividade, o que impacta no padrão de produção e na qualidade do seu produto ou serviço, por isso é muito importante ficar sempre de olho nele.

 

Outro indicador de produtividade muito importante é o de capacidade, que analisa o tempo gasto de cada colaborador ou equipe com suas funções, e a qualidade do produto ou serviço gerado durante o período. Com esse indicador, você consegue identificar os pontos fortes e fracos do seu time, permitindo uma gestão mais assertiva e que aumente a eficiência de todos.

Um especialista em Indicadores Power BI faz toda diferença em seu projeto de Business Intelligence

Contar com um consultor especializado em Power BI é fundamental para o sucesso de seu projeto. Além de planejar todos os indicadores decisivos para sua gestão, o consultor trabalhará também na definição de fontes e origens de dados, adequação e formatação das informações e desenvolvimento de dashboards e relatórios que sejam decisivos para sua tomada de decisão.

 

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