A importância da atualização para os releases 12.1.27 ou 12.1.33 do Protheus

Usuários do ERP da TOTVS precisam estar atentos à necessidade da atualização para o release 12.1.27 do Protheus. Empresas que ainda estejam utilizando o release 12.1.25 tem até o dia 31/12/2021 para a atualização do sistema de gestão, sob pena de perder a garantia estendida e não contar com as novas funcionalidades já disponíveis no Protheus.

12.1.25

Release Target

12.1.27

Upgrade até

31/12/21

12.1.27

Release Target

12.1.33

Upgrade até

30/06/22

12.1.33

Release Target

12.1.37

Upgrade até

31/07/23

12.1.37

Lançamento

Outubro/22

Upgrade até

30/06/24

Porque você deve fazer a atualização para o release 12.1.27 ou 12.1.33 do Protheus?

Além de manter o suporte com a versão mais atualizada do sistema, a atualização para o release 12.1.27 ou 12.1.33 traz funcionalidades não disponíveis em versões anteriores, como:

  • Atendimento à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que entrou em vigor no Brasil em agosto de 2021. O Release 12.1.27 traz maior proteção e controle de acessos aos dados e informações de clientes.
  • Novas classificações para movimentações e operações no módulo Financeiro, atendendo plenamente as exigências do LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural).
  • Novas demonstrações de contas no módulo Contábil.
  • Novas tratativas para dissídio, aviso prévio e base de cálculo do FGTS no módulo Gestão de Pessoal.
  • Além de funcionalidades e alterações relevantes nos módulos Logística e Varejo.

Como fazer a atualização do release 12.1.27 ou 12.1.33 do Protheus?

O processo de atualização do release 12.1.27 ou 12.1.33 do Protheus deve contar com profissionais especializados que levarão em consideração todas as suas operações críticas, integrações com sistemas de terceiros e customizações implementadas no ERP Protheus.

Este processo deve ser bem planejado de forma a evitar inconsistências nas informações e dados transacionados através do sistema de gestão. Projetos de atualização de release no Protheus podem durar até 3 meses nos casos mais complexos, por isso é fundamental antecipar sua implementação para que haja tempo hábil até o release atual expirar em 31/12/2021.

Planejamento para atualização do release

Documente seus processos, levantando pontos críticos que necessitam de maior atenção. Customizações, personalizações, integrações com outros sistemas e fontes de dados requerem atenção especial. Além disso, é necessário entender as novas funcionalidades do release a ser utilizado, bem como alterações e ajustes que possam impactar suas áreas operacionais.

Customizações e personalizações

Ponto fundamental de análise, pois novos releases podem trazer alterações nos campos e tabelas do banco de dados, além de novas formas de cálculos e configurações que podem impactar o tratamento de dados em customizações realizadas dentro do ERP Protheus ou na forma de interpretação de dados externos.

Integrações de dados

Troca de informações e dados através de integrações precisam ser novamente mapeadas e analisadas. Os recursos do novo release podem, inclusive, descartar a necessidade de integrações ou até indicar uma nova maneira de receber dados externos e vínculos com campos diferentes no banco de dados do ERP Protheus.

Análise de performance

É aconselhável aproveitar a atualização de release para analisar a performance e produtividade do ERP dentro da empresa. Servidores locais ou em nuvem podem requerer novas especificações para garantir maior velocidade nas transações e maior segurança e proteção dos dados trafegados.

O melhor é esperar a estabalidade do release 12.1.33 ou atualizar agora para o 12.1.27?

Lançado no mês de outubro de 2021, o release 12.1.33 do ERP Protheus vem causando dúvidas nos usuários do sistema de gestão que ainda utilizam o release 12.1.25: devo atualizar para a versão 12.1.27 ou devo esperar pelo lançamento do release 12.1.33?

 

Todos sabemos que novos releases vêm acompanhados de instabilidades e necessidades de correções. Normalmente, os ajustes e alterações da nova versão levam alguns meses até que o release seja considerado estável.

 

Por isso, aconselhamos aos clientes que prezam pela máxima segurança dos dados e precisam de performance na sua operação que atualizem primeiro para a versão 12.1.27, cumprindo esse prazo até o dia 31 de dezembro de 2021, para que depois faça o update para uma versão mais segura e estável do release 12.1.33.

 

Para não onerar seu orçamento em duas atualizações consecutivas, negocie com a consultoria um pacote que contemple os dois estágios de atualização dos releases, diminuindo os custos do projeto e já definindo um cronograma que inclua o release 12.1.33 quando este estiver em condições de produção.

Precisando de apoio para a atualização do release 12.1.27 ou 12.1.33 do Protheus? Conte com a ERPServ

A ERPServ conta com experiência na atualização de releases do Protheus, com time capacitado e preparado para analisar suas demandas e necessidades ao longo do projeto. Consultores especializados nas mais diferentes áreas de negócio, atuamos para que sua rotina operacional se mantenha em produção, protegendo suas regras de negócio e todas as suas informações e dados.

 

Saiba mais em nossa página exclusiva: ATUALIZAÇÃO PARA O ERP PROTHEUS.