Integração TOTVS Protheus com plataformas de e-commerce

A busca por plataformas de lojas virtuais vem crescendo e com ela a pergunta: como fazer a integração do ERP TOTVS Protheus com o e-commerce?

 

Empresas usuárias do sistema de gestão da TOTVS dos mais diversos segmentos vem investindo na modalidade de vendas online, aumentando a capilaridade de seus produtos e facilitando o acesso ao consumidor final através de campanhas de marketing digital e benefícios como frete acessível e valores abaixo do mercado tradicional.

 

Porém, esse canal de vendas precisa estar integrado ao ERP corporativo, garantindo assim atualização imediata dos níveis de estoque, ajustes na precificação dos produtos e conexão direta com seu módulo logístico.

Por que a integração do ERP TOTVS Protheus ao e-commerce é fundamental?

Manter a operação de um e-commerce 100% atualizada não é uma tarefa para ser feita manualmente ou através do upload de dados ocasionais. Os níveis de estoque precisam estar alinhados às vendas dos diferentes canais, evitando o furo de pedidos para os clientes online. Preços e condições de pagamento precisam ser enviados imediatamente ao financeiro para que a gestão acompanhe os resultados reais de vendas. Além disso, pedidos realizados devem ser encaminhados para a equipe de logística preparar seu envio e entrega.

 

Estes são pontos essenciais para que a satisfação do consumidor virtual seja plenamente atendida e não gerem reclamações. Não realizar a integração do seu e-commerce com o TOTVS Protheus pode comprometer o sucesso e os resultados da sua loja virtual, porém o processo de conexão dos dados das plataformas de e-commerce com o seu ERP é possível e mudará completamente a forma de operar sua loja virtual.

Como funciona a integração e-commerce e TOTVS Protheus?

A integração entre e-commerce e TOTVS Protheus deve ser feita através de uma API (Application Programming Interface). Essa tecnologia facilita a comunicação entre diferentes sistemas, mantendo o padrão dos dados transacionados, sem a necessidade de alterações de código no ERP ou na loja virtual.

 

Ao desenvolver uma integração entre o TOTVS Protheus e o e-commerce, os dois sistemas se conectam e passam a trocar informações de um lado para o outro, criando uma via de mão dupla, onde a loja virtual e o ERP doam e recebem informações.

 

Com isso é possível enviar cadastros de novos clientes, atualizações de preços, mudanças de estoque e outros dados do ERP para a plataforma de e-commerce. Do outro lado, é possível enviar cadastros dos clientes, novos pedidos, informações de frete e dados de pagamento do e-commerce para o ERP.

 

No processo mais comum o TOTVS Protheus faz o controle do seu estoque, a emissão das notas fiscais e reporte dos dados financeiros. Os cadastros são compartilhados e os pedidos dos clientes são gerados pelo e-commerce, enviando todas as informações para o ERP em tempo real. Ou seja, quando seu cliente faz um pedido pelo e-commerce, o pedido entra no ERP que fatura e gera uma NFe, baixa o estoque e gera um título financeiro de contas a receber, depois retorna para o e-commerce o número da nota fiscal, a DANFE, situação do pedido e meio de pagamento. Tudo isso de forma on-line e transparente para o seu cliente. Por isso falamos que os sistemas estão, finalmente, integrados: o que acontecer em um, será automaticamente atualizado no outro.

Financeiro

Toda e qualquer plataforma de e-commerce disponível no mercado pode ser integrada ao TOTVS Protheus. As lojas virtuais mais conhecidas já disponibilizam documentação de suas API´s, fazendo com que o desenvolvedor da integração conecte os dados de um lado para o outro como descrevemos acima.

 

Porém, se sua plataforma não dispõe de API´s preparadas para a integração ou a mesma foi desenvolvida do zero pelo seu time de tecnologia, é possível fazer a integração do e-commerce com o TOTVS Protheus através da tecnologia de web services ou desenvolvendo conectores personalizados que façam os dois sistemas se comunicarem.

 

Veja a lista das principais plataformas de e-commerce que já contam com API´s que facilitam a integração de dados com o seu ERP:

 

✅ Shopify

✅ Magento

✅ VTEX

✅ Tray

✅ Nuvemshop

✅ PrestaShop

✅ WooCommerce

✅ Loja Integrada

✅ Linx

Além da sua loja própria, a integração chega também aos famosos Marketplaces

Outra vantagem é possibilidade de integrar em marktplaces, como Mercado Livre, Magazine Luiza, Americanas e Amazon, aumentar seus canais de venda sem fazer nenhuma alteração física na empresa, ou seja, sem abrir uma nova loja, sem contratar uma nova plataforma de loja on-line e mantendo o seu estoque atual.

É seguro fazer a integração entre o TOTVS Protheus e seu e-commerce?

Sim, as API’s de integração entre sistemas são seguras. Hoje em dia com ataque de hackers e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) essa é uma preocupação frequente das empresas.

 

Os dados são criptografados mantendo as API’s seguras. Ao conectar em uma API é necessário solicitar um certificado ou uma chave de acesso que garante a segurança dos dados enviados e recebidos.

Vendas

A ERPServ conta com um time de especialistas em integração de plataformas de e-commerce com o TOTVS Protheus, realizando diversos projetos que apoiaram nossos clientes a escalarem suas estratégias de vendas online.

 

Para saber mais, acesse Integração Protheus ou fale com um consultor através do nosso WhatsApp (11) 3230-9647.