O que é ERP e para que serve?

ERP é um termo já difundido no mundo corporativo, mas muita gente ainda tem dúvidas do que é um ERP e para que serve. Como os sistemas de gestão deixaram de ser, há muito tempo, utilizados apenas pelas grandes corporações, vamos detalhar aqui os conceitos e aplicações do ERP e como ele pode ser decisivo na gestão de empresas de diferentes portes e segmentos.

O que é um ERP?

ERP vem da sigla, em inglês, para Enterprise Resource Planning, sua tradução literal seria algo como Planejamento dos Recursos Empresariais, mas no Brasil simplificamos para Sistema de Gestão Empresarial.

O ERP nada mais é do que um poderoso e completo sistema de gestão para que as empresas controlem todas as etapas de seus processos, da manufatura ao estoque, da venda à operação financeira, além de controlar todos os seus recursos como matérias-primas e funcionários.

 

O sistema visa um planejamento em tempo real da situação da empresa, dando um panorama exato das tarefas e atividades operacionais aos gestores de cada área e aos diretores e sócios do negócio. Disseminado a décadas nas grandes corporações, o ERP hoje é realidade em pequenas e médias empresas pela facilidade de gestão e investimentos acessíveis para sua implantação.

Módulos mais comuns em um ERP

Normalmente o ERP é um sistema modular, onde a empresa escolhe os módulos mais adequados à sua operação. Dependendo do segmento de atuação ou do porte da sua empresa, alguns módulos são essenciais, outros nem tanto. De qualquer forma alguns módulos são comuns na maioria dos ERP´s do mercado, veja quais são:

Financeiro

Módulo responsável pelo fluxo de caixa da empresa, contas à pagar, contas à receber e conciliação bancária, prevendo as operações essenciais que seu departamento financeiro ou administrativo já trabalham no dia a dia.

Contábil

Organiza todas as tarefas contábeis do seu negócio, permitindo a emissão de balanços, balancetes, demonstrativos gerenciais de resultados. Facilita todas as obrigações contábeis como a criação de livros e emissão de obrigações da sua contabilidade.

Fiscal

Desde a simples emissão das notas fiscais, passando por todas as regras tributárias específicas de cada negócio, até a emissão de guias e obrigações fiscais da empresa.

Vendas

Normalmente contam um processo padrão de vendas como emissão de pedidos, cadastro de clientes, gestão do funil de vendas e etapas de negociação.

Compras

Controle de pedidos de matérias-primas e suprimentos alinhados com a gestão de estoque dos produtos a serem comprados

Estoque

Gestão de armazém e estoque de produtos, matérias-primas e suprimentos centralizados no sistema de forma a integrar com módulos de vendas e compras. Alguns ERP´s contemplam funcionalidades completas para logística e entregas.

Manufatura (PCP)

Indústrias e empresas de manufatura em geral utilizam o módulo para descrição de seus processos de produção, controle de status de cada etapa industrial, controle de matérias-primas e gestão de produtos acabados.

Recursos Humanos

Gestão de pessoal com folha de pagamento, benefícios, controle de ponto e pagamento de tributos.

 

O fato de ser modular facilita a implantação e aquisição do ERP, uma vez que a empresa só adquire os módulos interessantes para sua operação. Uma empresa de serviços, por exemplo, não necessitará de um módulo de Manufatura, assim como um e-commerce não precisaria de um módulo de ponto de venda.

 

Agora que você já sabe um pouco mais o que é ERP e seus módulos, vamos entender quais são os benefícios deste tipo de sistema na sua empresa.

Benefícios de um ERP na gestão do negócio

O ERP traz qualquer empresa para a já manjada “era digital”, porém isso não é realidade ainda em muitas empresas brasileiras. Controlar o negócio através de planilhas ou dados desconexos não garante uma gestão confiável e segura. Veja como o ERP pode mudar esse cenário.

Maior controle da empresa

Tenha um panorama em tempo real da operação da sua empresa, permitindo controlar todas as áreas em um único sistema é uma revolução importante, além de conseguir padronizar seus processos e aumentar a produtividade de seus colaboradores.

Gestão por indicadores

Visualizar tudo o que está acontecendo através de indicadores de gestão permitem uma tomada de decisão mais ágil e precisa. Com todas as informações da empresa centralizadas, seu negócio pode ser gerenciado através de gráficos e dados seguros, facilitando o planejamento, estabelecimento de metas e objetivos.

Integração de todas as áreas

Trabalhar com sistemas isolados pode gerar inconformidades de dados e seus colaboradores de diferentes áreas acabam trabalhando no escuro, sem informações em tempo real de outras áreas. Integrar os departamentos agiliza o processo, trazendo maior qualidade na sua operação.

Eficiência na gestão tributária

Um dos maiores gargalos de qualquer empresa é a gestão tributária. As mudanças recorrentes nos aspectos tributários e a origem das informações de diferentes áreas para que a empresa possa pagar corretamente seus tributos transformam essa atividade em um verdadeiro pesadelo. Com todas as informações e dados gerados dentro do ERP fica mais fácil, seguro e preciso gerar suas obrigações com os diferentes órgãos governamentais.

Segurança de dados

Na era digital o principal ativo de uma empresa é a informação de sua operação. Dados expostos e sem cuidado para segurança e acessos estão vulneráveis e podem causar prejuízos enormes ao negócio. Com o ERP você gerencia quem e quando tem acesso aos seus dados, permitindo criptografar os dados no seu banco de dados e monitorar todos os acessos.

Redução drástica de erros

Com um sistema inteligente que possui todos os processos automatizados, integrando as informações das diferentes áreas do negócio, fica evidente a redução drástica de possíveis erros e falhas na operação, resultando em redução de custos e aumento da credibilidade em tudo que for gerado pelo sistema.

O ERP serve para qualquer tamanho de empresa?

Sim, atualmente temos no mercado versões para todos os portes de empresa de todas as desenvolvedoras de sistemas. Algumas inclusive oferecem versões para MEI e pequenos comércios, democratizando o acesso aos ERP´s, com módulos que oferecem o necessário para estes negócios. Empresas de pequeno e médio porte contam também com diversas opções, com módulos apropriados para suas necessidades.

Principais ERP´s do mercado para pequenas empresas

  • Conta Azul
  • Bling
  • Tiny

Principais ERP´s do mercado para médias e grandes empresas

  • TOTVS
  • SAP
  • Oracle
  • Microsoft Dynamics
  • Senior

Como escolher o melhor ERP para sua empresa

Na hora de escolher o melhor ERP para seu negócio é importante contar com o apoio de especialistas que farão um diagnóstico da sua operação, identificando suas reais necessidades, todo processo operacional e quais são seus objetivos com o sistema a ser implantado.

 

Com este planejamento fica fácil identificar as melhores opções do mercado, optando por aquela que atende suas necessidades e que esteja dentro do seu orçamento, evitando investimentos em funcionalidades que não serão utilizadas pela sua equipe.

 

Entendeu agora o que é ERP e para que serve? Caso sua empresa esteja precisando de um sistema de gestão, conte com a ERPServ para todas as fases, oferecemos soluções de diagnóstico da melhor ferramenta, implantamos ERP em empresas de todos os portes e prestamos apoio no suporte técnico e futuras atualizações. Entre em contato com nossos especialistas!