Saiba diferenciar as opções de consultorias para o seu ERP Protheus

Quem busca consultorias para o ERP Protheus sabe da dificuldade em selecionar e comparar aquelas mais adequadas à sua necessidade. Mas, afinal, por que existem tantas opções de consultorias assim? E quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas?

 

Nesse artigo vamos detalhar cada tipo de consultoria que presta serviços para o ERP TOTVS Protheus, te orientando a selecionar a mais adequada na escolha de serviços no seu sistema de gestão, tão relevante para o seu negócio, vamos lá!

Quais são os tipos de consultorias do ERP Protheus disponíveis no mercado?

Se você procurar no Google por “consultoria Protheus” irá descobrir que existem algumas centenas de opções delas disponíveis no Brasil. Algumas vinculadas à fabricante TOTVS, outras sem vínculo algum. Algumas com um portfólio full service, outras apenas com soluções específicas.

 

Neste emaranhado de opções, o cliente, muitas vezes, fica confuso e acaba optando por contratar diretamente a TOTVS para a prestação do serviço, porém, entender as diferentes consultorias te ajudará a escolher aquela que esteja mais adequada para os seus projetos com o ERP e a realidade da sua empresa.

Siga o detalhamento de cada tipo de consultoria para o ERP Protheus:

TOTVS – A Fabricante

A TOTVS é a fabricante, desenvolvedora do software ERP Protheus. Responsável por todo ecossistema, ela desenvolve o sistema, vende as licenças aos clientes, implanta o ERP e oferece o suporte técnico.

 

Contratar diretamente a própria desenvolvedora pode parecer ser naturalmente a melhor opção, mas nem sempre é o mais adequado e acessível para as reais necessidades da sua empresa, visto que o ecossistema criado a partir dos sistemas ERP da TOTVS  se tornou tão grande,  que é um desafio até mesmo para a fabricante suportar e atender todas as demandas dentro das expectativas dos clientes.  

 

E foi a partir desse contexto que surgiram os diversos tipos de consultorias especializadas na prestação de serviços dos ERP’s, muitas delas formadas por ex funcionários da TOTVS que perceberam esta necessidade de mercado e se estruturaram de modo a suprir estas expectativas.

As Franquias TOTVS

Você já deve ter visto empresas que utilizam o nome TOTVS seguido de um “sobrenome”, mas não são exatamente a TOTVS. Estas são as franquias TOTVS. A desenvolvedora criou, anos atrás, um sistema de franqueamento das suas soluções, onde o franqueado funciona como uma “extensão” da TOTVS. Normalmente são empresas com atuação regional e que devem seguir o modelo de trabalho da fabricante do software, inclusive incorporando sua cultura e seus processos.

 

O contrato das franquias prevê exclusividade com a TOTVS, a precificação de serviços deve seguir também as diretrizes da franqueadora, que proíbe seus franqueados de oferecer soluções de terceiros concorrentes.

Homologadas TOTVS (TOTVS Partner)

São empresas que possuem o selo de parceria TOTVS Partner. Algumas são licenciadas apenas para a comercialização de licenças, enquanto outras possuem portfólio mais completo, que vai desde a implantação até o suporte.

 

São estruturas independentes, mas homologadas pela TOTVS, tem como premissa não atenderem qualquer cliente ou região, pois estão normalmente vinculados a uma franquia ou à própria TOTVS. Devem solicitar o atendimento de um cliente registrando uma oportunidade no CRM da TOTVS, o atendimento será validado pela matriz, caso esteja fora dos critérios e política comercial da empresa, o cliente poderá ser direcionado para atendimento direto da fabricante ou de alguma franquia da região.

 

As homologadas também só podem trabalhar com soluções da TOTVS, mesmo que não sejam, necessariamente, a melhor solução disponível no mercado para o cliente. Da mesma forma, existem regras e restrições para trabalharem com soluções de terceiros.

Consultorias Independentes

Especializadas em Protheus, normalmente contam com ex-consultores TOTVS, se preocupam em oferecer um serviço de qualidade, imparcial, oferecendo sempre a melhor solução ao cliente, seja dentro do ecossistema TOTVS ou não.

As consultorias independentes, assim como a ERPServ, defendem os interesses dos seus clientes em primeiro lugar, contando com maior liberdade para oferecer a solução mais adequada a cada realidade.

Não existe a preocupação ou obrigação de se cumprir metas comerciais determinadas às franquias ou aos canais homologados, nem limitar-se apenas às soluções desenvolvidas pelo fabricante de um ERP.

Profissionais Autônomos

Os profissionais ou consultores autônomos são especializados em alguns módulos pontuais do ERP Protheus, com vivência e experiência adquiridas durante a carreira na TOTVS, numa franquia, numa homologada ou numa consultoria independente.

 

Normalmente possuem conhecimentos mais restritos à área de atuação ou módulos específicos que trabalhou em outras empresas, não atendendo de forma plena a todas as demandas e necessidades do cliente.

 

Além do fator técnico, a dependência direta de uma única pessoa pode acarretar lentidão no processo, possíveis processos trabalhistas, embora seja mais barato no curto prazo, pode sair mais caro ao final do projeto.

Mitos sobre consultorias independentes para o ERP Protheus

É comum hora ou outra o cliente ouvir que a contratação de uma consultoria independente ocasionará a perda de garantia do software, o que na prática não procede. A própria TOTVS incentiva seus clientes a capacitarem seus colaboradores de forma a operar e customizar os seus sistemas. Não é incomum algumas empresas terem sua própria equipe para dar suporte ou desenvolver projetos no ERP.

 

A responsabilidade pela prestação do serviço é do prestador de serviço, cabe à TOTVS garantir o adequado funcionamento do produto padrão. Ou seja, qualquer ônus causado pela consultoria ou profissional, será de sua total responsabilidade, não garantindo nenhum benefício nesse aspecto ao trabalhar com canais homologados ou franquias TOTVS em caso de problemas na prestação do serviço.

 

Não existe nenhum tipo de acesso no ERP ou facilitador diferencial para os canais homologados ou para as franquias. Os mesmos acessos à estrutura do ERP, liberdade de manutenção e customização que uma consultoria homologada possui, uma consultoria independente também tem, assim como o cliente tem essa mesma liberdade de uso do sistema.

 

Na prática, ao adquirir as licenças do ERP Protheus, o cliente tem liberdade de contratar profissionais próprios ou terceirizados para implantação, atualização, customização ou suporte do seu sistema, não ficando atrelado ao serviço oferecido pelos canais oficiais da TOTVS.

Contratar uma consultoria independente é mais barato que uma consultoria homologada?

Não necessariamente. O valor do projeto está muito ligado à qualidade e eficiência dos profissionais da consultoria, seja ela homologada ou independente. Pode ser que uma consultoria independente seja mais cara que a homologada, principalmente porque não é incomum muitos profissionais seniores, mais experientes e capacitados, saírem do ecossistema da TOTVS ou de canais homologados para trabalhar em consultorias independentes por conta da remuneração mais alta e pela liberdade de trabalhar com foco nas melhores soluções para os clientes.

 

Já na TOTVS ou nas franquias, independentemente da qualidade e conhecimento do profissional, os valores costumam seguir um padrão, como é comum em grandes empresas, refletindo naturamente no preço, em função da poder da marca e pelo status em trabalhar diretamente com a desenvolvedora.

 

Hoje é bastante comum, grande corporações, inclusive multinacionais que possuem políticas de compliance rigidas, contratarem o software com a fabricante e terceirizar a prestação dos serviços de implantação com consultorias independentes, em busca de uma estrutura mais compacta, dedica e com  atenção total na solução das suas necessidades.

 

A consultoria independente é focada apenas no serviço, não tendo de se preocupar com as metas de vendas de novas licenças ou soluções pertencentes a um único portfólio.

Pontos positivos em se trabalhar com consultorias independentes

  • Maior liberdade de escolha para o cliente, pois permite a livre concorrência

 

  • Maior imparcialidade para defender os interesses dos clientes com legitimidade

 

  • Liberdade para oferecer a melhor solução tecnológica de mercado, independentemente de quem seja o fabricante

 

  • Alta flexibilidade para negociação e eventuais mudanças no escopo do projeto

 

  • Alto nível de especialidade na prestação dos serviços, visto que não há preocupação com metas de vendas de licenciamento do ERP ou outras políticas comerciais

 

  • Liberdade para atender em todo o Brasil, pois não há restrição de região ou cliente em função de outro canal homologado já atender

 

  • Manutenção segura, visto que não existe a possibilidade de alteração do código fonte do ERP (esqueça o mito da perda de garantia!)

 

  • Preço justo. Como não precisa pagar nenhuma taxa ou seguir a tabela do fabricante do software, consegue-se propostas mais competitivas

 

  • Metodologia de atendimento moderna, ágil e flexível para atendimento sob medida conforme as reais necessidades dos clientes

Entendeu as diferenças? Precisando de uma consultoria independente, saiba que pode contar com as soluções da ERPServ

Para saber mais fale com um consultor através do nosso WhatsApp (11) 3230-9647 ou peça um orçamento.

 

Se você deseja conhecer melhor o modelo de atendimento do fabricante do seu ERP, procure os seus canais de atendimento e serviços.