Seg - Sex: 9h - 18h
(11) 3230-9647
Fechar
Seg - Sex: 9h - 18h
(11) 3230-9647

Blog

Sustentação do ERP: é melhor ter equipe própria ou terceirizada?

Ter um sistema de gestão 24 horas por dia não é tarefa fácil e desperta a mesma dúvida aos gestores de TI: é melhor ter equipe própria ou terceirizada para a sustentação do ERP?

 

O consenso é que é necessário manter uma estrutura que tenha o foco em manter o ERP funcionando, com a máxima agilidade possível e com todas as suas funcionalidades disponíveis. Porém, a decisão entre ter sua equipe ou contar com um time de terceiros é que gera dúvida entre gerentes de TI.

 

Manter um ERP sem monitoramento e manutenção é um risco para a operação de qualquer empresa, uma vez que todos os departamentos e áreas estão interligados através do sistema de gestão que, uma vez fora do ar ou operando com lentidão, gera queda significativa na produtividade e consequente parada dos processos internos. Daí a importância em manter um time de especialistas que trabalhem exclusivamente na saúde do seu ERP.

 

Veja agora quais são os pontos críticos a serem observados, os benefícios, vantagens e desvantagens em manter uma equipe própria ou terceirizada para sustentação do seu ERP.

O que é sustentação de ERP e quais são as suas principais atividades

Como já dissemos, monitorar o sistema de gestão é uma tarefa fundamental para o bom andamento das atividades internas da empresa. Conheça agora algumas das atividades relevantes no processo de manutenção do ERP:

 

  • Atualização de patchs e releases
  • Análise de impacto de atualizações em integrações e customizações
  • Monitoramento em tempo real do banco de dados
  • Análise e aplicação de patchs de atualização para obrigações fiscais, contábeis e legais
  • Geração de dados de obrigações fiscais e legais
  • Monitoramento dos servidores on-premise ou cloud
  • Suporte técnico aos usuários do sistema

 

Estas são apenas algumas das tarefas obrigatórias na gestão de sustentação de um ERP. Ações como customizações, personalizações e novas integrações também fazem parte das necessidades das empresas e são ações pontuais que devem ser planejadas e executadas pelo time que cuida do sistema de gestão.

A principal pergunta: qual perfil de atendimento ideal para a minha empresa?

Para entender como deve ser seu planejamento de sustentação para o ERP é necessário levantar pontos fundamentais da relação da sua empresa com o sistema de gestão. Veja alguns questionamentos que ajudam no processo de decisão:

 

  • Quantos módulos sua empresa utiliza no ERP?
  • Quais são os tipos de módulos: padrão do sistema (ligados às áreas de backoffice) ou módulos ligados a processos específicos (WMS, OMS, TMS, Frente de Loja etc)?
  • Quantos usuários ativos operam no seu ERP hoje?
  • Você possui customizações (aplicações personalizadas) ou integrações com outros sistemas?
  • Se o ERP parar de funcionar, sua empresa tem um plano de contingência e consegue manter a operação ativa?

 

Respondendo estas perguntas é possível ter um panorama e identificar o melhor caminho a seguir. Empresas com módulos padrão, poucos usuários e menor dependência do ERP conseguem manter uma estrutura interna de atendimento que supra as suas necessidades. Já empresas com módulos verticais, muitos usuários, com customizações e integrações complexas dependem muito mais do ERP e de um time de sustentação mais técnico e especializado.

 

Independente do seu modelo de negócio, é importante saber que a decisão sobre montar uma equipe própria ou terceirizar a manutenção do ERP tem vantagens e desvantagens, entenda agora.

Quais as vantagens em minha empresa ter equipe interna para sustentação do ERP

Agora, quais são as vantagens em manter uma equipe própria para o desafio de manter seu ERP saudável e atendendo plenamente o funcionamento de todos os módulos? A primeira, e talvez mais relevante, está relacionada ao controle de cada etapa dos processos. Ter a manutenção do ERP dentro de casa, com uma equipe própria, facilita a gestão, incluindo aí a incorporação da cultura da empresa na execução, a priorização dos chamados mais relevantes de forma mais simplificada, agilizando as tarefas e atendimentos que sejam mais críticos para seu negócio.

 

Ao decidir montar sua própria estrutura, leve em consideração as especialidades necessárias para o pleno atendimento à sustentação do ERP. Nem sempre é possível encontrá-las em um único profissional, daí a necessidade em montar um time de profissionais que cubram as seguintes skills:

 

  • Banco de dados
  • Redes e servidores
  • Segurança de dados
  • Infraestrutura de TI
  • Sistemas de Gestão (ERPs)

 

É importante ressaltar que, em se tratando de ERP, é fundamental ter profissionais dedicados e especialista no ERP. Ao compartilhar funções comuns da área de tecnologia, o risco de um gerenciamento impreciso do sistema de gestão e falhas é muito grande.

 

Porém nem só de vantagens vive o processo de internalização, existem desvantagens que precisam ser observadas.

Desvantagens em montar e manter uma equipe interna para a manutenção do ERP

A primeira e mais importante é quanto ao tamanho da estrutura para o pleno atendimento. Possuir um único profissional é um risco e, muitas vezes, a solução dos problemas são parciais, enquanto a montagem de uma equipe mais robusta, com profissionais multidisciplinares, é onerosa e tende a ficar parte do tempo ociosa.

 

O conhecimento centralizado em uma única pessoa é ruim em qualquer área, pois cria uma dependência total do profissional para que seus usuários e sistemas sejam plenamente atendidos, veja outros pontos de atenção desta escolha:

 

  • Risco de ações trabalhistas
  • Risco de afastamento do trabalho
  • Dificuldade de contratação e reposição
  • Se o profissional vai embora, o conhecimento também vai, além do histórico de tudo o que foi realizado no ERP
  • Falta de metodologia e documentação do que é realizado no ERP
  • Durante suas férias o suporte técnico inexiste e os problemas vão se acumulando

 

Um consultor ou uma equipe pequena de consultores internos jamais conhecerão todos os módulos do ERP a fundo, é comum os consultores terem conhecimentos específicos e bem detalhados de alguns módulos ou conhecimento generalista da maioria dos módulos, o que não soluciona todos os problemas da empresa ou não é capaz de garantir a melhor resposta para estes problemas.

O que a minha empresa ganha ao terceirizar a sustentação do ERP?

Com uma consultoria para sustentação do seu ERP sua empresa passa a contar com um time de especialistas que engloba mais conhecimento sobre cada módulo. O trabalho passa a ser mais efetivo e assertivo, o atendimento dos módulos é realizado por especialistas e a disponibilidade deste atendimento é praticamente imediata.

 

Além disso, o custo tende a ser menor do que manter consultores no regime CLT, somado a facilidade de substituição dos profissionais em casos de afastamento, férias ou desligamento, isentando a empresa contratante de todas as responsabilidades trabalhistas.

 

Outro fator importante a ser analisado é a metodologia de trabalho das consultorias, com maior controle de documentação do ERP, expertise para integrações com diferentes sistemas, equipe de desenvolvimento para customizações e maior didática para treinamentos e atendimento aos usuários das outras áreas.

Mas qual o modelo ideal para sua empresa?

Cada empresa possui suas particularidades, por isso é sempre importante uma análise sobre o tema. Mas, fique tranquilo que não vamos ficar em cima do muro.

 

Nossa experiência nos permite afirmar que o modelo que costuma apresentar os melhores resultados para as empresas, é aquele em que a empresa mantém uma estrutura mínima, normalmente um gerente de TI e um profissional de nível júnior dedicado ao ERP, responsável pelo primeiro atendimento (nível 1) em conjunto com uma consultoria especializada. Assim você otimiza a eficácia da resposta e aproveita o melhor de cada opção, visto que este profissional atua como intermediário junto a consultoria contratada, que neste modelo disponibiliza seus profissionais e expertise para a adequada sustentação do seu ERP.

 

Quando planejar seu time de TI para sustentação do seu ERP, leve em consideração todos os pontos aqui discutidos, analise o portfólio de soluções das consultorias e escolha aquela com maior cobertura para as suas necessidades.

 

Quer saber qual o modelo ideal para sua empresa? Solicite agora um diagnóstico dos especialistas da ERPServ preenchendo as informações abaixo:

A ERPServ é especializada em ERP e atende clientes dos mais diferentes segmentos e portes, para entender melhor como podemos te ajudar, solicite um orçamento de consultoria ou fale com um especialista ERPServ.