Quais os sistemas ERP mais usados no Brasil

Você sabe quais são os sistemas ERP mais usados no Brasil? Populares no país a partir da década de 1990, os sistemas de gestão empresarial estão presentes atualmente em empresas dos mais diversos portes e segmentos.

 

Diante do cenário de ampla penetração, fica sempre a discussão de quais são os sistemas ERP mais usados pelas empresas brasileiras. Multinacionais radicadas no país foram as responsáveis por trazer o modelo de gestão tecnológica para o país ainda na década de 1980, com sistemas que necessitavam de adaptação à realidade fiscal e operacional do Brasil.

 

A partir daí surgiram desenvolvedoras nacionais com produtos mais adequados à nossa realidade, ofertando soluções mais acessíveis e atingindo empresas de diferentes segmentos.

 

Ainda na década de 1990 empresas como SAP e Oracle instalaram suas operações locais no país, entendendo melhor a cultura corporativa e todas as especificidades operacionais necessárias para suas soluções. Na mesma época a brasileira Datasul começa a distribuir o primeiro ERP nacional, o Magnus, sistema que ajudou a disseminar o modelo entre grandes corporações nacionais.

A evolução dos sistemas ERP no Brasil

Ainda na década de 1980 muitas empresas brasileiras desenvolviam soluções pontuais para as diferentes áreas de negócio como contabilidade, financeiro e produção (PCP). Com a chegada da cultura do sistema ERP ao país, desenvolvedoras com a Microsiga (atual TOTVS) passaram a integrar estas soluções e oferecer sistemas para empresas de menor porte, difundindo ainda mais a cultura de sistemas únicos e integrados de gestão de negócios.

 

Com o passar do tempo e a chegada de novas tecnologias, os sistemas ERP deixaram de ser implantados apenas em servidores locais (on-premise) e as ofertas cloud possibilitaram o acesso a empresas de pequeno porte, com contratação SaaS, com baixo investimento e atendimento pleno das necessidades de cada negócio.

Conheça os sistemas ERP mais usados no Brasil atualmente

Com este panorama mais acessível e diversificado, nos últimos anos a lista de sistemas ERP mais usados no país ficou mais extensa e diversificada, com opções para diferentes portes de empresas, funcionalidades e módulos.

 

Veja agora os sistemas ERP mais usados atualmente no Brasil:

SAP

Líder no mercado de grandes empresas no Brasil, a desenvolvedora alemã é uma das pioneiras do conceito de ERP e referência na utilização das multinacionais instaladas no país.

TOTVS Protheus

Sistema ERP mais usado no país, o Protheus é um dos responsáveis pela disseminação do conceito de sistema de gestão ao atender empresas de médio porte, evoluindo rapidamente para o atendimento de grandes corporações.

 

É reconhecido com o ERP que melhor atende as funcionalidades de backoffice, principalmente todas as burocracias e detalhes das áreas fiscais e contábeis.

SAP Business One

Versão SMB da SAP é referência mundial em ERP para pequenos e médios negócios, chegou ao Brasil na última década e vem ganhando usuários nos últimos anos.

Omie

Solução brasileira da nova geração de sistemas de gestão, nasceu na nuvem e oferta módulos simples e funcionais que atendam às demandas de pequenas empresas.

Senior Sistemas

Uma das pioneiras brasileiras, nasceu ainda na década de 1980 em Blumenau, polo tecnológico catarinense. Figura entre as grandes do setor pela flexibilidade de suas funcionalidades e adesão às necessidades dos usuários brasileiros.

Sankhya

Com mais de 30 anos de mercado, o ERP Sankhya soube se aproveitar das novas tecnologias e sua versão atual é totalmente web e customizável, contando também com recursos de inteligência artificial que automatizam processos operacionais.

Mega Sistemas

Adquirida pela Senior em2018, a Mega Sistemas também nasceu ao final da década de 1980 e se especializou, ao longo do tempo, em soluções que atendessem ao agronegócio e construção civil.

Cigam

Representante gaúcha na lista dos sistemas ERP mais usados no país, temais de 30 anos de mercado e passou a ter destaque e capilaridade no mercado nacional a partir do ano 2000, conquistando prêmios de inovação e atendimento ao mercado SMB.

MXM Sistemas

Mais uma desenvolvedora nacional que vem ganhando notoriedade com seu ERP 100% web. O MXM-WebManager atende bem toda legislação brasileira e vem conquistando espaço no mercado nos últimos anos.

Como escolher o ERP mais adequado diante de tantas opções?

A lista dos sistemas ERP mais usados no país pode ser um bom caminho para começar o processo de seleção da solução mais adequada ao seu negócio. Porém temos variáveis e critérios importantes que devem ser levados em conta durante esta escolha.

 

Preparamos um artigo específico sobre o tema que pode te ajudar a decidir com a solução mais aderente à sua operação. Leia “6 critérios básicos para escolher um ERP para sua empresa”.

 

Precisando de uma consultoria especializada para análise de aderência do ERP na sua empresa? Acesse nossa Consultoria ERPServ e solicite um orçamento sem compromisso.